REALIMENTAR
  • Início
  • Sobre
  • Carta de principios
  • Notícias
  • Contactos
  • Início
  • Sobre
  • Carta de principios
  • Notícias
  • Contactos

Comunicado de Imprensa: ReAlimentar participa na consulta pública do Estatuto da Agricultura Familiar em Portugal

1/30/2018

0 Comentários

 
No seguimento da consulta pública sobre a proposta de Estatuto da pequena agricultura familiar para Portugal (link), e, considerando a extrema relevância do tema subjacente, a ReAlimentar - Rede Portuguesa pela Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional contribui com a sua análise da proposta de Estatutos da Agricultura Familiar em Portugal.
Poderá ler na íntegra a posição da REAlimentar NESTE LINK  

A agricultura familiar está relacionada com a multifuncionalidade, ou seja, para além de produzir alimentos e matérias-primas, gere a ocupação de vastas áreas, modelando a paisagem, favorece a utilização de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, um menor uso de fatores de produção industriais e a preservação do património genético. Estas são algumas das bases para os sistemas alimentares locais que são crescentemente defendidos em oposição à produção industrializada (intensiva, homogénea) e a uma grande distribuição, bases da “alimentação de nenhum lugar” (nowhere food).


Na sua participação na consulta pública à proposta de Estatutos de Agricultura Familiar, que se realiza até dia 31 janeiro, destaca-se:
  1. A proposta de retirada do adjetivo” pequena”, considerando somente a expressão “Agricultura Familiar”
  2. A necessidade de Alargamento da definição de agricultura familiar, por forma a incluir outras atividades que não apenas a atividade agrícola
  3. A necessidade de o Estatuto da Agricultura Familiar fazer menção aos compromissos internacionais assumidos por Portugal relativamente à agricultura familiar,nomeadamente as das Diretrizes para o apoio à agricultura familiar nos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) (disponíveis aqui)
  4. A necessidade de menção das mulheres rurais na agricultura familiar, considerando que a mesma desempenha um importante papel na atividade agrícola, nomeadamente na efetivação da coesão social e desenvolvimento territorial e económico.
  5. Menção do Direito de acesso a água e energia bonificadas
  6. Reconhecimento de produtos de agricultura familiar através de selo
  7. Consideração do Estatuto de Agricultor Familiar no processo de contratação pública. A ReAlimentar considera que, face à relevância da agricultura familiar na produção sustentável e local, deverá ser reconhecida a prioridade da agricultura familiar no abastecimento de alimentos a todos os setores do Estado, nomeadamente, e, entre outros: cantinas escolares dos diversos graus de ensino, hospitais, quartéis, prisões, IPSS.
  8. Alteração da composição e designação da “Comissão Nacional da Pequena Agricultura Familiar”, por forma a incluir o Ministério da Educação e a Rede ReAlimentar
  9. Presidência da “Comissão Nacional da Pequena Agricultura Familiar”. Atendendo à relevância do tema em questão e à competência da Comissão, consideramos que a mesma deverá ser presidida pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.


Contactos
Telefone: +351 961585638
E-mail: realimentar@gmail.com
Website: http://www.realimentar.org
Facebook: https://pt-pt.facebook.com/REALIMENTAR
​
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Histórico

    Abril 2020
    Setembro 2019
    Fevereiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Setembro 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017

    Categorias

    Todos

    Feed RSS


REALIMENTAR